O que é pH?
O pH é a abreviação de Potencial Hidrogeniônico e influencia praticamente em todas as reações químicas que ocorrem diariamente em sua piscina.
Resumindo, é a medição da quantidade de íons de Hidrogênio dispersos na água, o que na verdade, determina se a água está ácida, neutra ou alcalina.
Para desfrutar da sua piscina com tranquilidade sabendo que você está livre de riscos à saúde, é preciso manter o pH da água entre 7,2 e 7,6.
Nós da Victor’s Piscinas, consideramos que o melhor nível depH, deva estar entre 7.2 e 7.3. Para você ter uma ideia, a lágrima do olho humano tem pH 7.2, ou seja, o nível de pH do qual nós acreditamos ser a melhor faixa, se equipara ao que o próprio corpo humano mantém na sua produção de liquido lacrimal.
A importância de se manter o nível correto do pH da água da piscina vai além do gastos excessivos com produtos, reflete diretamente na saúde, e em todas estrutura física e componentes pertencentes à piscina.
pH acima do nível (Água alcalina)
Se o resultado apresentar um pH muito acima do valor considerado médio, acima de 7.6, é importante tomar alguns cuidados. Alguns dos efeitos do pH elevado na piscina são:
- Turbidez da água;
- Formação de crostas nas paredes e tubulações da piscina, bem como, acaba por facilitar o transporte de chumbo, o que é bastante nocivo a nossa saúde;
- Custo maior na manutenção, já que é preciso usar uma quantidade maior de produtos químicos;
- Perda da eficácia bactericida do cloro.
- Com o pH elevado, podem ocorrer sensações de coceira e irritação na pele. De modo concomitantemente, pode gerar irritações nos olhos e no nariz.
pH abaixo do nível (Água ácida)
Agora, se a água apresentar um pH menor que 7,0, ela está abaixo do ideal para uso. Entre os principais efeitos para a piscina podemos destacar:
- A ação mais corrosiva da água que prejudica com rapidez os componentes metálicos, escadas e equipamentos da piscina;
- A inibição da qualidade dos sanitizantes dos produtos químicos utilizados.
- Quando o pH está baixo, por estar ácida, podem causar irritação nos olhos e no nariz queimarem, podendo também deixar a pele bastante seca.
Como medir o pH da água da piscina
Você poderá utilizar dois métodos, um deles é a utilização do kit teste, que são reagentes líquidos, já a utilização de fita teste, são fitas que deverão ser imersas na água para sua devida análise. Todos os métodos são eficazes, entretanto há divergências entre seus utilizadores, principalmente por tratadores que realizam limpeza e manutenção de piscinas. Já nós da Victor’s Piscinas utilizamos os dois métodos, no entanto, preferimos realizar aferição de pH por meio dos reagentes da HIDROAZUL, os quais são extremamente precisos nos resultados obtidos.
Gostou do conteúdo? Conseguiu tirar suas dúvidas? Compartilhe e leve este conhecimento aos seus amigos e familiares. Certamente irão ajudar no entendimento e na importância de se manter uma piscina com os níveis e padrões químicos na medida certa.
Até a próxima.